Atividade prática pedagógica
A atividade proposta parte do projeto da escola,
porém a metodologia parte do professor, e a atividade para observação foram as
formas. A turma observada foi o maternal II, com crianças de dois á dois anos e
meio, apesar de serem pequenos são bastante comunicativos e prestativos uns com
os outros como bastante autônomos.
Foi apresentado aos alunos materiais para facilitar
a compreensão, formas desenhadas em papel cartão, formas afixadas na sala,
vídeos das formas. Os alunos compreenderam o tema da aula, pois a apresentação
foi feita de forma bem lúdica quanto possível, manusearam bastante as formas e foi-lhes
feita à comparação das formas com o que tinha na sala, como: o circulo se
parece com o desenho da roda, o quadrado se parece com a janela o
triangulo se parece com o desenho da casa.
As duvidas e dificuldades, são tanto pela idade
quanto pelo novo. As crianças que tinham DVD em casa tentavam explicar as
formas para as outras. Sempre há uma disputa, mas com conversas dividem, as
duplas, nem mesmo se deram conta que eram duplas, pois dividiram com todos,
acredito que todos aprenderam um pouco, alguns alunos passaram até a interagir
mais, com o trabalho em
grupo. Os trabalhos propostos foram apresentados e o decorrer
se deu de acordo com o que as crianças achavam interessante. Os equipamentos
utilizados foram desenhos mimeografados, DVD das formas, notebook, programa
mídia play, funcionaram de acordo com a proposta.
Os alunos ficaram animados coma nova atividade, o
uso do notebook foi muito apreciado por todos, pois na escola não tem um
laboratório que pudesse ser utilizado. A atividade foi muito bem elaborada e
transcorreu a contento.
As crianças ficaram impressionadas com o computador
e queriam ver por onde saia o som, mais acredito que com a colaboração do
computador ficou muito fácil o entendimento por eles. Outros professores se
interessaram em aliar a mídia com o projeto em sala. Os alunos já
conhecem as formas.
O objetivo das atividades é a aprendizagem por
parte dos alunos, das formas e a relação que se faz com outras formas que
tenham no espaço da sala de aula, pode ser feita na creche, na educação
infantil e em outras series que tenham essa dificuldade de aprender as forma e
com alunos especiais, adequada a todas as disciplinas a qual seja necessário
conhecer as formas. Os recursos utilizados são poucos, o professor precisa ter
algum conhecimento de informática, pois vai utilizar câmera fotográfica,
notebook, Word.
O professor precisa ter domínio do conteúdo, ser
paciente, afetivo, comunicativo e saber por qual faze de desenvolvimento a
criança passa.
Alunos:
Bárbara Kalize
Camilo Reis
Fabricio José
Gilvan Júnior
Ivaneide Ribeiro
Maria dos Anjos
Gilvan Júnior
Ivaneide Ribeiro
Maria dos Anjos
Maura Martins
Thiago Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário